Tempo

Tempo: fim de semana terá chuva mais intensa e queda na temperatura

De acordo com a meteorologia, as instabilidades retornam de forma mais generalizada ao Brasil central no dia 10 de outubro

Chove em todo o Sul neste fim de semana, de acordo com a previsão do tempo, e novamente há expectativa de temporais isolados, eventual queda de granizo e volumes elevados entre o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. O Paraná também deve registrar precipitações, mas com menos volumosas.  As temperaturas nessas áreas também sofrem leve queda se comparadas aos dias anteriores, mas não há risco de geadas.

No Sudeste e no Paraná, destaque para intensa ventania prevista, com rajadas de vento que podem superar 60 km/h em diversos pontos.

Segundo dados da Emater, 53% do milho foi instalado no Rio Grande do Sul, valor maior do que o observado no mesmo período do ano passado. No entanto, esse frio tardio faz o desenvolvimento inicial do grão avançar mais lentamente na região da Campanha gaúcha.

O avanço de uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo, aumenta as condições para chuva em todo o centro-leste e nordeste paulistas, sul de Minas Gerais, todo o Rio de Janeiro e até mesmo no sul de Mato Grosso do Sul. A chuva ocorre na forma de pancadas isoladas e sem grande acumulados, apesar da expectativa para algumas trovoadas.

Na região Norte, pancadas isoladas de chuva, favorecidas pela combinação entre calor e umidade ocorrem noAcre, Amazonas, Rondônia e Roraima . No Nordeste, tempo seco e quente em todas as áreas, até mesmo na costa leste.

No domingo, 4, o calor ainda persiste no Brasil central, mas, por outro lado, a sensação de frio toma conta da faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há previsão de chuva nessas áreas, assim como no nordeste de São Paulo e sul de Minas Gerais. Novamente, a expectativa é para pancadas rápidas e passageira de chuva, intercalada com períodos de sol entre muitas nuvens. Acumulados mais elevados serão observados no território fluminense, especialmente em áreas da Costa Verde e Baixada.

No Sul, a chuva fica restrita à faixa leste, todo estado de Santa Catarina e à maior parte do Rio Grande do Sul, mas com menores acumulados se comparados aos dias anteriores.

No Norte, chance para chuva isolada com trovoadas em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá. No Nordeste a chuva retorna à costa leste, mas ainda de forma fraca e pontual. Tempo seco e quente nas demais áreas do país.

A partir de segunda-feira, 5, a chuva diminui consideravelmente sobre o Sul e Sudeste do Brasil, e com isso as temperaturas voltam a subir rapidamente nessas áreas. Pancadas isoladas e passageiras de chuva ficam restritas ao leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e ainda entre o litoral paulista e todo o território fluminense e capixaba.

Na região Norte, a combinação entre calor e umidade mantém a condição para chuva em boa parte da região, e apesar de ocorrer de forma isolada, não se descarta a chance para temporais, especialmente entre Amazonas e Roraima.

A expectativa de regularização das instabilidades nas áreas de soja do Brasil deve acontecer a partir do dia 10 de outubro.