Tempo

Tempo: ondas de frio podem chegar mais cedo que o esperado

Segundo a meteorologia, as temperaturas podem baixar antes do outono e provocar impactos na lavoura de milho segunda safra

Mesmo antes de o outono chegar, o Centro-Sul vai sentir a diminuição das temperaturas. O La Niña, que começou em meados de 2020, promete se estender até o inverno neste ano. Segundo a previsão do tempo, as ondas de frio podem começar antes do que o esperado e trazer impactos na lavoura de milho segunda safra.

Na sexta-feira (18), uma nova frente fria avança pelo Sul e espalha nuvens de chuva por todos os estados. O risco de temporais com granizo é alto no norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Sul, em São Paulo e no restante do Centro-Oeste, o tempo segue chuvoso e as pancadas ocorrem principalmente à tarde, podendo ser de moderada a forte intensidade, mesmo que isoladas.

No Norte e no Nordeste, o tempo segue instável, com chuva a qualquer hora do dia e ainda com risco de transtornos, principalmente nos estados onde o solo está encharcado, como é o caso do Tocantins, do Pará e do Maranhão.

Na costa leste do Nordeste, há risco de deslizamentos. O tempo fica firme apenas no interior da Bahia, na maior parte de Minas Gerais (exceção ao sul do estado e ao Triângulo Mineiro) e no Rio de Janeiro. O tempo segue quente e muito abafado em todo o país.

Ainda segundo a previsão do tempo, o próximo fim de semana será de muita chuva e alto risco de temporais no Sul e o Sudeste, por causa do avanço de uma frente fria. Podem ocorrer deslizamentos e alagamentos desde o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, até o sul fluminense.

A partir de domingo (20), início do outono, a temperatura cai nos estados da região Sul, por causa de uma massa de ar mais frio. Nas outras regiões, chuvas isoladas, mas que podem ser de forte intensidade. Em Quaraí, no Rio Grande do Sul, por exemplo, a mínima vai ser de 11 °C. A temperatura máxima em Castro, Paraná, será de 19 °C. Em São Paulo, o outono também vai dar as caras com máxima de 21 °C, na próxima segunda-feira (21).