Havia a expectativa de que a frente fria prevista para a semana que vem tivesse maior alcance, porém, de acordo com a Somar Meteorologia, as últimas atualizações indicam que não será bem assim.
A meteorologista Desirée Brandt afirma que o sistema que deve avançar entre domingo, 26, e segunda, 27, chegará no máximo ao sul de São Paulo, provocando chuva de 10 milímetros no estado.
Na região Sul, os acumulados devem ser baixos também, com exceção de alguns municípios gaúchos, que podem receber 40 milímetros até a quarta-feira, 29. Depois disso, o tempo voltar a ficar seco.
- Chance de La Niña sobe para 50%; veja o que isso significa para o agro
- Tempo: Centro-Sul do Brasil terá menos chuva no inverno e primavera
Antes disso…
Nesta quinta-feira, 23, outra frente fria deve surgir, mas terá pouca força e logo seguirá para o alto mar. As chuvas devem atingir no máximo o sul de Santa Catarina na sexta-feira, 24, com acumulados de 15 a 20 milímetros.
“A chuva continua concentrada no extremo norte do país e na faixa leste do Nordeste, mantendo os índices de umidade nas áreas de cana”, diz Desirée. Além disso, o clima atual também favorece as colheita de milho, cana-de-açúcar, laranja, algodão e café. “Mas as temperaturas mais altas para a época do ano aumentam a incidência de doenças nas lavouras de trigo. Amanhã [quinta-feira], ainda faz 29 ºC no Rio Grande do Sul”, comenta.