Atenção para a faixa leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, onde os acumulados podem chegar a 700 milímetros em cinco dias. Além disso, a previsão do tempo para esta terça-feira (29) indica risco de temporais e, consequentemente, transtornos climáticos.
+ Mesmo com chuva, colheita do trigo e plantio da soja avançam no RS
Na cidade de Pomerode, no nordeste catarinense, o volume de água registrado nos últimos dias foi de 305 milímetros, 90,9% acima do normal para o mês, que é de 159 milímetros. Toda essa chuva no fim de semana foi provocada por uma área de baixa pressão muito intensa.
Os alertas meteorológicos desta segunda-feira continuam no litoral de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. Pode ter, ainda, temporais com rajadas de vento de 60 a 85 quilômetros por hora no extremo sul do Espírito Santo e no litoral norte do Rio de Janeiro, onde há potencial para queda de granizo.
Chuva sobre o Matopiba
No oeste da Bahia, por exemplo, já choveu bastante. E vai continuar assim nos próximos dias. O mesmo vale para os outros três estados que formam o Matopiba: Maranhão, Piauí e Tocantins (norte). Atenção para chuva forte no leste e norte de Mato Grosso, sul de Goiás, interior do Amazonas, Roraima e centro-sul do Pará.
Previsão do tempo para os próximos dias: temporais e risco de transtornos
Na terça-feira (29), a chuva persiste desde a costa do Sul até a costa do Sudeste, com alerta para temporais e grandes acumulados. Dia de bastante atenção para os litorais de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. No sul do Espírito Santo e da Bahia, a chuva aumenta o risco de transtornos.
Ainda venta forte em grande parte do Brasil, em especial nas áreas de temporais. O risco para transtornos também continua em ao menos cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins. A chuva ganha força no Pará e no Amapá durante o dia.
Tempo firme no Acre, no sul de Mato Grosso, no centro-sul gaúcho e na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Sol e pancadas de chuva nas demais áreas do país, ainda com forte intensidade no Centro-Oeste, no interior da região Sul, no Sudeste e nos estados do Amazonas e Roraima. Pouca chuva no litoral do Nordeste e mais sol ao longo do dia.
Até quinta-feira (1º de dezembro), há a possibilidade de acumulados de 500 a 700 milímetros no período de cinco dias sobre a região do leste de Santa Catarina e do Paraná, além do sul e litoral de São Paulo. Além disso, a previsão do tempo indica para acumulados de chuva de 200 a 600 milímetros na Bahia, no Espírito Santo, em pontos do Rio de Janeiro, no norte e leste de Minas Gerais, no Tocantins, e no sul do Piauí, Maranhão e do Pará, além de pontos de Goiás.
_______________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.