USDA deve prever menos milho que Conab

Expectativa é que relatório americano traga previsões menores que as brasileiras para o milho e iguais para a sojaApós a divulgação das estimativas brasileiras de estoques de grãos, o mercado aguarda os números do relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Fonte: Pedro Revillion

Analistas apontam que o relatório americano deve vir com estimativas menores que o brasileiro para a produção de milho. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça, dia 10, estimavas de uma safra de 198,5 milhões de toneladas na temporada 2014/2015, 2,6% acima da última safra.

De acordo com a Agência Safras, analistas internacionais apontam que o relatório do USDA deve sair com estimativas parecidas com a da Conab para a soja. A aposta é que o relatório americano deve estimar a produção brasileira da safra 2014/2015 em 93,9 milhões de toneladas, enquanto a Conab projeta que a colheita finalizará com produção de 93,26 milhões de toneladas.

Já para o milho, as estimativas dos dois países devem ser divergentes. Com a redução de 6,1% na produção da primeira safra de milho, a Conab aponta que a produção de milho total deve ser de 78,2 milhões de toneladas. Mas os analistas apontam que o USDA vai prever a safra total em 74,6 milhões de toneladas.

As atenções do mercado começam a se voltar para a safra sul-americana, cuja entrada deve provocar pressão de baixa nos preços internacionais para os grãos. A previsão do relatório do USDA para a Argentina deve ser de elevação da produção em ambas as culturas, ficando em 56,6 milhões de toneladas de soja e 23,3 milhões de toneladas de milho.

Editado por Gisele Neuls