Vem aí mais uma Abertura Nacional da Colheita do Milho. Neste ano, o evento será realizado na cidade de Primavera do Leste (MT), nesta quinta-feira, 22, com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Canal Rural.
Em entrevista ao Mercado & Companhia, Marcos Bravin, presidente do sindicato rural de Primavera do Leste, falou sobre a situação das lavouras na região.
- Alysson Paolinelli: Vamos unir forças para superar perdas e buscar safra de milho recorde
- É amanhã: Canal Rural transmite Abertura Nacional da Colheita do Milho 2021
“Estimamos uma quebra em 30% na produção do milho segunda safra na região, onde a produtividade deve alcançar até 85 sacas por hectare. Isso começou lá em outubro com o atraso no plantio da soja. Quando iniciamos o plantio em meados de fevereiro, havia muita chuva e muito milho foi plantado em áreas de alagamento”, relata.
Além disso, o presidente do sindicato disse que as lavouras sofreram com o ataque de pragas, além da cigarrinha do milho.
“Além dos problemas com a cigarrinha, tivemos um forte ataque do percevejo de barriga verde. Tivemos relatos de até seis aplicações para fazer o controle, com isso o custo para produzir aumentou muito”.
Ainda de acordo com Bravin, a Abertura Nacional da Colheita do Milho será uma oportunidade para abordar os problemas do setor.
“O evento marca o início da safra no nosso país, portanto, peço que o produtor venha nos prestigiar. Estamos seguindo todos os protocolos e normas sanitárias contra a Covid-19 e temas importantes como armazenagem, comercialização e custeio para a lavoura do milho serão debatidos”.