Nos próximos cinco dias, a chuva vai ficar acima da média na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Há previsão de temporais Uruguaiana até Santa Vitória do Palmar. Também chove forte no sul do Piauí, sul do Maranhão e norte do Tocantins.
Por outro lado, a Bahia está com tempo seco e a situação segue complicada na região. Já há perdas estimadas em soja e até mesmo algodão, uma cultura mais resistente à estiagem. O bloqueio atmosférico formado no sul do Brasil só vai se romper na semana que vem e, mesmo assim, a umidade não vai ser muito elevada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
- Soja: previsão de tempo firme se estende no Sudeste e parte do Nordeste
- Previsão do tempo indica onde falta de chuva pode prejudicar milho 2ª safra
Nos próximos dias, a frente fria do Sul não avança muito e os maiores volumes de chuva continuam na Fronteira Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Nestas áreas, o dia fica bastante nublado, com chuva ocorrendo a qualquer momento do dia, e as temperaturas não sobem muito na parte da tarde.
Nas demais áreas do estado, assim como no restante da região Sul do país, a chuva ocorre de forma bem isolada e sem altos volumes. No final de semana, a chuva persiste pela região Sul, com acumulados elevados desde o Rio Grande do Sul até o norte do Paraná, passando por toda Santa Catarina. No decorrer desses dias, temos a
passagem da frente fria, que avança aos pontos, os ventos úmidos que sopram do mar e os fortes ventos em altitude. Além disso, o bloqueio atmosférico continua ativo e inibindo o deslocamento desses sistemas para demais áreas do país. O que justifica a chuva persistente e volumosa nessas áreas. Nesses dias as temperaturas devem cair bastante na região Sul, e o pico do frio é nos dias 28 e 29 de março, com as regiões da serra gaúcha e catarinense recebendo as menores temperaturas.
Nos próximos dias, há previsão de chuva volumosa e concentrada entre o Maranhão e o Ceará, além de acontecerem em pontos isolados do Rio Grande do Norte e do leste de Pernambuco e da Paraíba. Essa chuva ocorre especialmente por conta do VCAN e da Zona de Convergência Intertropical. Já no sul do Piauí e na maior parte do território da Bahia, o tempo será estável, com céu aberto, calorão e baixa umidade do ar no meio da tarde. Abril deve apresentar chuva abaixo da média no Nordeste durante abril.