Tempo

Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o alerta para tempestades

Segundo a previsão do tempo, a atuação de uma área de baixa pressão deixa o tempo com chuvas fortes no Sudeste e Centro-Oeste

A semana termina com a massa de ar seco avançando sobre o Sul do país. A previsão do tempo ressalta que esse sistema permite céu claro com poucas nuvens e tardes mais quentes do Rio Grande do Sul até o sul de Mato Grosso do Sul. A entrada de umidade vinda do oceano favorece pancadas de chuva ao longo do dia entre o litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná.

No Centro-Oeste e no Sudeste o cenário continua de chuvas fortes com tempestades e eventual granizo, os volumes previstos são altos na serra fluminense, sul de Minas Gerais, sul de Mato Grosso e de Goiás. As chuvas acontecem por conta de instabilidades em médios e altos níveis, a Zona de Convergência do Atlântico Sul e duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e outra na costa de São Paulo. No leste da Bahia, pancadas de fraca a moderada intensidade, mas passageiras. A chuva aumenta entre Sergipe e Paraíba e há previsão de temporais no Maranhão, Amazonas e no Pará.

Nos próximos dias, o sistema de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo dará origem a uma nova frente fria a partir do sábado e por isso os temporais aumentam no norte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Esses sistema, a partir de domingo, 19, avança para o sul da Bahia e a previsão é de aumento da chuva em áreas em que já foram afetadas pelas tempestades. A nebulosidade e chuva diminui a partir do final de semana em São Paulo. Temporais acontecem sobre o Centro-Oeste, Matopiba e região Norte.