O HarvestPlus, programa internacional de biofortificação de produtos agrícolas para a melhoria da nutrição humana, tenta superar as limitações nutricionais a partir do uso de tecnologias que têm como base a semente de produtos agrícolas melhorados, chegando a sementes ricas em micronutrientes. A Embrapa Milho e Sorgo, uma das entidades integrantes do projeto, atua no desenvolvimento de cultivares de milho e sorgo com maior valor nutricional.
Segundo o pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, o milho, devido à sua amplitude e facilidade de produção e consumo, é um dos cereais que merece destaque nessa linha de pesquisa.
– Um dos objetivos é desenvolver cultivares de milho com maiores teores de carotenoides precursores da pró-vitamina A nos grãos – explica.
A pró-vitamina A, que a partir de reações químicas no organismo se transforma em vitamina A, tem papéis importantes para a saúde humana, como a manutenção de uma boa visão.
Evaristo adianta que 246 amostras de milho do Brasil foram avaliadas quanto ao perfil de carotenóides e seis linhagens da Embrapa foram selecionadas e utilizadas para o desenvolvimento de uma variedade pró-vitamina A.
– Nessa variedade, o valor médio de pró-vitamina A observado foi de 7,6 mg/g, enquanto 20% das melhores espigas apresentaram valores médios de 9,2 mg/g. Estes valores são, respectivamente, cerca de 3,5 e 4,2 vezes maiores que os encontrados em milho de grãos amarelos – relata o pesquisador.
A variedade está sendo avaliada quanto ao desempenho agronômico na região Nordeste e em outras regiões do país.