Um estudo da Empresa de Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em conjunto com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busca identificar lavouras de milho com baixa produtividade no estado. A pesquisa será feita em 42 municípios.
De acordo com Leandro Ribeiro, pesquisador da Epagri, o projeto está sendo desenvolvido em outros 74 países além do Brasil, e busca identificar fatores que possam aumentar a produtividade vertical, de modo a satisfazer a crescente demanda mundial por alimentos.
“Em Santa Catarina, nós temos o milho como um cereal muito importante para a criação animal e buscamos por meio de modelos matemáticos estimar o potencial de produtividade dessa cultura em diferentes zonas de cultivos do estado”, diz o pesquisador.
Segundo ele, a partir desse trabalho de identificação de dados sobre produtividade, foi possível observar as principais lacunas do milho no estado. “Dessa forma, conseguiremos implementar políticas públicas, programas de pesquisa e extensão rural, de modo a melhorar ou reduzir o déficit do grão no estado”, finaliza.