Monty Roberts fala pela primeira vez sobre as acusações de ser conivente com violência contra cavalos

Maior incentivador da doma racional pelo mundo, o norte-americano causou polêmica após assistir, sem intervir, a uma doma bruta em Minas GeraisConhecido como Encantador de Cavalos por promover a doma racional pelo mundo, através do método Equus, o norte-americano Monty Roberts, de 79 anos, está no alvo de polêmicas. Uma recente reportagem veiculada em uma emissora de TV brasileira o acusa de conivência com "atos de violência" ocorridos durante uma doma tradicional, estilo contrário ao defendido pelo horseman. O vídeo que revoltou o público foi postado na internet em abril deste ano e gravado em 2011, em Belo Horizonte (MG).

Uma nota no site oficial do domador aponta que ele foi convidado a acompanhar a doma e que apenas orientou o cinegrafista do local a filmar as cenas violentas para obter o material e mostrar às pessoas como os métodos tradicionais são severos e ainda  praticados em muitas regiões do mundo. A nota afirma ainda que Roberts não estava no comando da doma, e concorda com o fato de que ele poderia ter parado a ação. As críticas giram em torno da passividade com que Roberts assiste à cena.

Pela primeira vez, o norte-americano fala sobre o escândalo envolvendo seu nome. A equipe do Cavalos Crioulos foi até Solvang, na Califórnia (EUA), para fazer uma matéria exclusiva com o domador. A equipe também entrevista seu advogado e a revista Horse, que tenta obter contato com o domador e afirma não obter resposta. 

O programa Cavalos Crioulos vai no Canal Rural todo sábado, a partir das 9h10min.

Abaixo, assista ao programa na íntegra:

Clique aqui para ver o vídeo