Nesta terça-feira, 1º de dezembro, foi confirmada a morte do touro girolando Imperador Baxter FIV Volta Fria na Fazenda São Domingos, em Goiás. Com mais de 120 mil doses de sêmen comercializadas durante sua vida produtiva, o animal foi condecorado Líder de Sumário de Progênie e duas vezes Grande Campeão Nacional.
“A contribuição do Imperador Baxter foi espetacular. Um touro que mudou o rumo da raça girolando, na qual pudemos aliar a conformação perfeita com a produção excepcional. Consagração, segurança e muito leite fazem parte da genética desse reprodutor, que foi líder de PISTA, de sumário e vendas. Obrigado, Imperador Baxter”, comenta Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite Nacional, da Alta Genetics, que comercializa o sêmen do animal
- Com 80 mil filhos, touro reprodutor recordista da raça nelore se aposenta
- Vacas morrem eletrocutadas após queda de poste e produtor lamenta: ‘É uma tristeza’
História
Resultado de uma genética de muita confiabilidade, o reprodutor é filho de Alta Baxter com Filipeta Cenoura Bazuah Volta Fria. De acordo com a Alta Genetics, as filhas de Imperador têm produção média acima de 25 quilos de leite por dia. O animal também teria grande destaque em fertilidade, oferecendo alto índice de concepção em fazendas que utilizaram sua genética.