Além da frente fria, a formação de uma área de baixa pressão na altura da costa do Sudeste dá origem a um novo corredor de umidade, que vai provocar chuva persistente e que pode prejudicar os trabalhos em campo no Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, essa chuva é bem-vinda para áreas produtoras de café conilon no Espírito Santo.
- Frente fria provoca chuva acima da média em áreas do Matopiba
- Invernada dará trégua a partir da semana que vem no centro e Norte do Brasil
Segundo a previsão do tempo, a quarta-feira (16) será de muita chuva em uma faixa que vai do Rio de Janeiro até o Pará. Para os próximos sete dias, os volumes de chuva podem chegar a 200 mm em áreas do sul do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba em São Paulo, sul de Minas, boa parte de Goiás e metade sul de Mato Grosso.
Áreas do Matopiba também devem receber grandes volumes acumulados. A previsão do tempo alerta para a formação de uma nova invernada, que vai atrapalhar a colheita da soja e a instalação do milho segunda safra.
No Sul, o tempo segue seco no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com as temperaturas em elevação. No estado gaúcho, os termômetros podem chegar aos 40 °C em algumas localidades. A região oeste do Rio Grande do Sul não tem previsão de chuvas para os próximos dias. Enquanto isso, áreas do Paraná e de Santa Catarina devem recebem volumes pontuais.