Tempo

Onda de frio deve atingir Centro-Sul do país na próxima semana

Segundo a previsão do tempo, o frio não será intenso, mas não estão descartados episódios de geada em áreas do Paraná

O mês de abril termina com chuva em grande parte da região Sul do país. Só não há previsão de chuva no Rio Grande do Sul na região de Rio Grande e Bagé e no norte do Paraná. As chuvas também são esperadas na faixa leste de São Paulo, inclusive na capital paulista, onde o dia deve seguir com variação de nuvens e condições para pancadas de chuva, assim como no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo. Já na região Centro-Oeste apenas no sul de Mato Grosso do Sul há previsão para chuvas, mas são isoladas e passageiras. Nas demais áreas da região, prevalece o tempo seco e quente. A maior parte da região Norte, ainda fica sob a influência da Zona de Convergência Intertropical, e são esperadas pancadas de chuva com trovoadas, com risco de temporal no noroeste do Amazonas, norte do Pará e leste do Amapá e centro de Roraima. Sol e calor na região Nordeste do país, com chance de chuvas isoladas em boa parte da região, sendo mais frequentes na costa do Maranhão e do Piauí e no leste da Bahia.

No domingo, 1º de maio, aumenta o risco de temporais no centro-norte do Rio Grande do Sul e as áreas de divisa de Santa Catarina. No Sudeste, as chuvas ficam restritas à faixa leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais e leste e norte do Espírito Santo. No Centro-Oeste, mais uma vez, as chances de chuva são pequenas e restritas ao oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Grande parte da região Nordeste do Brasil, fica com sol e condições para chuvas isoladas e passageiras. Chuvas intensas ainda são esperadas no Norte do país. Na segunda-feira (2), as chuvas conseguem se espalhar pela região Centro-Oeste do país, em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os volumes previstos não são expressivos, mas deve melhorar a qualidade do ar e a umidade do solo. Já no Distrito Federal e em Goiás, persiste o tempo seco.

Uma característica da semana que vem serão as baixas temperaturas. Uma onda de frio vai atingir o Centro-Sul e as baixas temperaturas da manhã devem chegar até mesmo à região Norte do Brasil, caracterizando o fenômeno da friagem em Rondônia, parte do Amazonas e Acre. O frio não será muito intenso, mas não estão descartados episódios de geadas isoladas no Paraná. Além disso, embora as temperaturas não sejam tão baixas de forma generalizada, o frio será duradouro com até cinco dias.