Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ovelha Booroola é tema do Dia de Campo na TV desta sexta

Programa será exibido às 9h30min, no Canal RuralO tema principal do Dia de Campo na TV desta sexta, dia 21, às 9h30min são as ovelhas Booroola, que produzem mais cordeiros por parto. A alta prolificidade das ovelhas Booroola, que proporciona partos duplos ou de mais cordeiros, é causada por uma mutação que ocorreu naturalmente no gene do receptor para proteínas morfogenéticas de osso tipo1 B (BMPR1B).

Em 2003, a Embrapa Pecuária Sul iniciou um programa de introgressão assistida por diagnóstico molecular dessa mutação em rebanhos comerciais das raças Texel e Corriedale.

Até o momento, a única diferença identificada nos animais adultos portadores da mutação é um maior número de ovulações nas fêmeas, o que determina o nascimento de mais cordeiros. A mutação não determina alterações de características morfológicas nos carneiros, mas os animais a transmitem para os filhos. Atualmente, após cinco gerações de retrocruzamento, estarão disponíveis no mercado carneiros das raças texel e corriedale portadores da mutação Booroola.

A mutação oferece uma nova opção, que pode permitir ao ovinocultor de base familiar ou empresarial um nível elevado de prolificidade e ainda manter as outras características produtivas desejáveis da raça do seu rebanho original. O uso das ovelhas Booroola em rebanhos comerciais tem o potencial de duplicar o número de cordeiros desmamados por ovelha acasalada numa mesma área pastoril. Entretanto, para obter esse salto de produtividade, o produtor rural deve adotar técnicas de manejo e cuidados com os carneiros, as ovelhas e os cordeiros recém-nascidos.

Sair da versão mobile