O setor da piscicultura deu um importante passo para fomentar o crescimento da produção brasileira. A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR ), agora é parceira da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne as cadeias produtivas da avicultura e suinocultura.
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Para o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, os produtores de peixe já dividiam suas produções com suínos e aves internamente. “Nada melhor do que andar junto com quem é campeão. Vamos aproveitar essa carona para andar mais rápido”, afirma.
Medeiros comenta que as oportunidades de mercado são grandes, com a piscicultura crescendo em uma taxa de dois dígitos e com projeção de se manter assim por dez anos. “Estamos trabalhando para no final da década sermos um dos três maiores produtores de peixe no Brasil. E a ideia é exatamente aproveitar a expertise de mais de 30 anos da ABPA para aproveitar o mercado interno e externo”, complementa.
Enquanto o frango tem consumo médio de 40 kg por ano, os peixes representam de 9 a 10 kg. A Peixe BR pretende dobrar a taxa de consumo de pescado no mercado interno. “Nós não somos concorrentes e sim parceiros, [e queremos] não só colocar no prato do brasileiro, mas no mundo também”, afirma Medeiros.