O agronegócio segue na expectativa pelo direcionamento dos recursos do Plano Safra 2023/24. Para entender as perspectivas e necessidades do setor, o Mercado & Companhia tem entrevistado entidades e federações do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. Nesta segunda-feira (12), o jornal conversou com Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
“Sou otimista. Nós aguardamos um aumento no valor do Plano Safra, até porque o setor está crescendo”, disse Miranda, citando o crescimento no PIB agropecuário baiano como um dos motivos para a disponibilização de mais recursos. “A área plantada está aumentando. Nós vamos bater recorde aqui na Bahia, com mais de 3 milhões de toneladas de grãos”, prosseguiu.
“Esperamos um aumento de 18% a 20% no valor do Plano Safra para que a gente pudesse ter previsibilidade desse recurso”, falou o presidente da Faeb.
Falta de informações
Conforme Miranda, é necessário saber quando o recurso poderá ser acessado, para que o empresário rural possa seguir com seu planejamento de produção. “Todos nós sabemos a burocracia que tem para esse dinheiro do plano safra chegar às agências financeiras dos municípios”.
De acordo com representante da Faeb, a falta de sinalização sobre os valores que serão liberados deixa o segmento “inquieto”.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.