Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Plantio do milho: previsão do tempo indica acumulados de 230 mm; saiba onde

Meteorologia traz também a previsão para as regiões do Brasil até o fim do mês de março e o quadro de déficit hídrico no Sul; entenda!

De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão do tempo não indica tempo favoravel para as áreas produtoras do milho segunda safra no Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Há possibilidade de chuva nessas regiões mas com níveis abaixo de 10 milímetros, não sendo o suficiente para aumentar a umidade do solo nas regiões e reverter o déficit hídrico.

No Sul do país e no noroeste do Paraná são contabilizados mais de 30 dias sem chuvas agrícolas, já no oeste do Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai são mais de 50 dias sem chuvas agrícolas. Por enquanto, chuvas volumosas e abrangentes não devem ocorrer.

Em Cascavel (PR), são previstos um total de 234 milímetros para os próximos 30 dias, sendo 18 dias de chuva. Chove entre essa terça-feira, 17, até o dia 21, mas depois desse período, o tempo volta a ficar seco na região e só no começo de abril voltam a ter volumes expressivos. Mas estes volumes não duram muito tempo e teremos outra janela de tempo firme e somente em meados de abril é previsto uma chuva mais expressiva.

A chuva que chega na região ajuda, mas não é suficiente para reverter a situação na região

No centro do Brasil, nas áreas produtoras de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso há bastante água disponível no solo, além disso, nas áreas mais ao norte entre Goiás e Mato Grosso a chuva agora acontece em forma de pancadas mais rápidas e são mais intercaladas por períodos de tempo firme e isso favorece os trabalhos em campo na região.

“Mas é preciso ficar atento porque até o fim do mês a chuva estará de volta de maneira mais persistente e isso pode paralisar em alguns momentos os trabalhos no campo nestas regiões”, comenta a meteorologista Desirée Brandt.

Nas áreas do Matopiba a expectativa para esses próximos dias grandes acumulados, mas isso acontece devido ao atraso do calendário agrícola na região, sendo assim, a janela para o plantio do milho 2ª safra está atrasado e muitos produtores não devem conseguir realizar este plantio. 

Em Porto Murtinho (MS), há previsão de mais de 110 milímetros de chuva, mas essa chuva vem forte somente até o fim da semana e logo deixa a região retornando de forma passageira no início de abril, somente em meados do próximo mês ela retorna de forma mais constante e expressiva. 

Nesta terça feira, 17, a chuva continua muito forte entre o Norte e o Nordeste, uma frente fria avança pela costa do Sudeste e a chuva chega em São Paulo gerando instabilidade em algumas áreas.

Chuva em março

Entre 18 e 22 março: a chuva continua mais volumosa no Nordeste e especialmente no Norte com acumulados de até 130 milímetros, chove no oeste do Paraná mas não o suficiente para reverter quadro de estiagem, no Centro-Oeste por enquanto são previstos apenas pancadas de chuvas. 

Entre 23 a 27 março: A chuva deve migrar e se concentrar entre o Sudeste e Centro Oeste, com acumulados entre 50 a 70 milímetros, no Sul, o tempo volta a ficar firme no período.

Sair da versão mobile