A Somar Meteorologia indica que em março, a chuva deve ficar acima da média na região central do Brasil, principalmente em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, no Sul do país, as precipitações devem permanecer abaixo da média, especialmente no Rio Grande do Sul.
Atualmente, o estado passa por uma crise de estiagem, com 108 municípios estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Na região de Soledade, por exemplo, há uma estimativa de perda de 20% na produção de soja, de acordo com a Emater-RS.
Curto prazo
A meteorologista Desirée Brandt afirma que a expectativa de chuva para o Rio Grande do Sul ainda é irregular. Isso porque uma frente fria se afasta do estado e agora há uma massa de ar seco que impede a formação de nuvens de chuva sobre boa parte do estado, o que vai manter o tempo firme para esta semana e parte de março.
“A frente fria já está na altura do estado de São Paulo e agora ela vai se conectar com a umidade da Amazônia, isso é o que vai resultar em grandes acumulados em determinadas regiões para agora até o final desta semana” diz.