Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão de tempo seco liga alerta para umidade do solo em áreas de milho e pastagem

Após passagem do frio em áreas do Centro-Sul, previsão é de tempo firme para os próximos dias, segundo a previsão do tempo

Depois do frio do feriado prolongado, quando as temperaturas até ficaram negativas em áreas de serra em Santa Catarina, o destaque do tempo para o início desta semana semana é a chuva que ainda se concentra na faixa norte do país, entre as regiões Norte e Nordeste. Choveu mais de 200 milímetros em quatro dias em algumas cidades do leste da Bahia. Ainda há risco de temporais e com potencial para transtornos. A região de Salvador (BA) já registrou muita chuva no fim de semana e a tendência é de mais chuva no decorrer dos próximos dias.

Enquanto isso, o Centro-Sul do país e o interior seguem com o tempo mais seco. Até chove em áreas do litoral entre o Sul e o Sudeste, mas com baixos volumes. O norte de Mato Grosso também recebe pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A falta de chuva vai diminuir a umidade do solo para lavouras de milho segunda safra e pastagens. Cerca de 99,8% das áreas de milho segunda safra do Brasil já foram instaladas e mais da metade ainda está em fase vegetativa. Os 40% do milho em floração é que vão sentir mais a falta de chuva. O sol predomina nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e as temperaturas sobem aos poucos. A sensação ainda é de um pouco de frio, especialmente durante a madrugada e à noite.

A terça-feira (19), segue sem grandes mudanças na previsão do tempo. Não chove na maior parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A precipitação é esperada apenas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, do Espírito Santo, além de áreas de divisa no sul de Minas Gerais e São Paulo e ainda no norte de Mato Grosso e Goiás. As demais áreas seguem com tempo seco, com predomínio de sol e temperaturas em gradativa elevação. No Norte e no Nordeste, o tempo segue instável e com risco de chuva forte em praticamente todos os estados. O destaque continua para chuva volumosa em Salvador e no Recôncavo baiano.

Ao longo desta semana, os maiores volumes de chuva vão ficar concentrados nas áreas mais ao norte do país. No Centro-Sul, o frio diminui aos poucos, mas a semana deve ter tempo típico de outono em diversas áreas: com sol, tempo firme e temperaturas amenas.

Sair da versão mobile