A Somar Meteorologia indica que chuvas fortes devem continuar no Nordeste e Norte do Brasil. A primeira região é influenciada por um sistema chamado Ondas de Leste, que são áreas de instabilidades vindas do oceano e provocam precipitações persistentes.
Entre o sábado, 25, e a quarta-feira, 29, há previsão de acumulados de 100 milímetros em áreas que vão do norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
Por outro lado, o tempo continua seco no Centro-Sul do Brasil, aumentando o risco de incêndios. “A aproximação de uma frente fria no domingo, 26, aumenta a intensidade dos ventos e isso pode espalhar ainda mais os focos de queimadas”, diz a meteorologista Desirée Brandt.
Ela explica que do sul de Mato Grosso até o Sul do país, há alerta pelo número grande de queimadas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, houve aumento de 191% na quantidade de foco de queimadas.
-
30 de abril a 4 maio
A Somar afirma que entre o período, uma outra frente fria avança pelo Sul, trazendo expectativa de chuvas. “Elas se espalham um pouco mais, mas ainda possuem baixos acumulados”, diz Brandt.
Em Bagé (RS), por exemplo, a semana que vem será marcada por pancadas de chuva. Porém, será apenas em meados de maio que as precipitações persistem mais.
Já em Toledo (PR), as chuvas devem demorar mais. A próxima semana será de tempo seco, mas quando a chuva vier, a partir de 4 de maio, o acumulado será maior.