O céu segue carregado no Sul do Brasil por causa da atuação de um sistema frontal. Essa frente fria já provocou muitos temporais na região e ainda há previsão para mais chuvas até o fim desta semana.
As precipitações ficarão concentradas em Santa Catarina e Paraná, será uma quarta-feira, com tempestades, ventania e queda de granizo, no leste catarinense e boa parte do Paraná. A chuva dá trégua no Rio Grande do Sul, mas ela retorna já nesta quinta, 16, devido à atuação de áreas de instabilidade. Ainda são esperados 100 mm no norte gaúcho e sul de Santa Catarina.
- Chuva aumenta e pode chegar a 100 mm em áreas do Sul
- Meteorologia prevê chuvas de 50 mm para cinturão de grãos nos EUA
Haverá uma mudança no tempo ainda em Mato Grosso do Sul e São Paulo, devido ao avanço da frente fria.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as pancadas devem ser de 15 mm nos próximos dias. Um corredor de umidade ainda aumenta o volume de precipitações em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas será uma chuva passageira.
Segundo a previsão do tempo, a partir da semana que vem a chuva fica concentrada no Sul e em algumas áreas do Norte, deixando o tempo seco na porção central do país
Só a partir da segunda quinzena de setembro que há expectativa de chuva favorável para o plantio no Sul. Já em partes do Sudeste e Centro-Oeste a umidade não será suficiente para o início dos trabalhos no campo.