A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas, principalmente no Sul do Brasil. De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa é que o frio continue nos próximos dias e ainda mais forte. “A projeção para as próximas 72 horas é de frio intenso, que pode pegar áreas de milho e de baixada de café e ter geadas”, diz a editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.
- Após passagem de ciclone bomba, massa de ar polar derruba temperatura no Sul
- Maior raio do mundo é registrado no Rio Grande do Sul, com 709 km
“Teremos mais dois dias de risco [de geada], ou seja, a sexta e o sábado, com diminuição do frio no domingo. Aos poucos, a massa de ar polar vai perder força”. No Sudeste, também há previsão de baixas temperaturas.
Em Cascavel (PR), importante área produtora de milho, a expectativa é de temperaturas de 4 ºC. Em Mato Grosso do Sul, a previsão é de temperaturas de 10 ºC, mas o sul do estado deve ter entre 4 ºC e 5 ºC. O café do sul de Minas Gerais também corre risco já que Poços de Caldas deve registrar 3 ºC. Cidades como Varginha e Guaxupé devem ter temperaturas de 5 ºC e 6 ºC respectivamente.
Tempo seco
Enquanto isso, no Brasil Central, regiões do país estão há 100 dias sem chuvas. Em Sorriso (MT), por exemplo, não chove já pelo menos 50 dias. A expectativa é que as chuvas só voltem no fim de outubro.