Produção de mudas de hortaliças é tema do Dia de Campo na TV

Programa inédito vai ao ar nesta sexta, a partir das 9h, no Canal RuralO programa Dia de Campo na TV desta sexta, dia 24, de agosto, aborda a produção de hortaliças no Brasil, que cresce a cada ano. Você vai ver que essa produção apresenta características contrastantes, revelando as diferenças na adoção de insumos e tecnologias.

Nos últimos anos, o aumento da demanda e a exigência por produtos de melhor qualidade têm afetado as formas de produção e comercialização das espécies. Nesse sentido, em diferentes regiões do país, é grande o interesse dos produtores em adotar novas formas de cultivo que fortaleçam a olericultura, dentre elas, a produção de mudas para posterior transplantio.

No programa, você confere que o desenvolvimento e a utilização de variedades melhoradas e de sementes híbridas de alto custo têm ajudado na melhoria da produção. Além disso, sob condições de cultivo protegido, a emergência das mudas em bandejas é maximizada, em virtude de melhores condições de germinação e de tratos culturais no início do estabelecimento das plântulas.

Em um sistema de produção de mudas, vários aspectos devem ser considerados, por exemplo: sementes, clima, nutrição, substratos, recipientes, qualidade da água e manejo da irrigação, tratos culturais, controle de pragas e doenças, idade para transplantio, entre outros.

O período compreendido entre a semeadura e o estabelecimento das plântulas, no entanto, é a fase crucial da produção de mudas em bandejas, uma vez que fatores externos como temperatura, oxigênio, água e nutrientes podem afetar a germinação e, assim, comprometer o pleno desenvolvimento da planta.

A qualidade da semente é outro importante aspecto para se alcançar o sucesso na produção de mudas de hortaliças. Assim, sementes de alta qualidade e condições que permitam uma máxima germinação se tornam uma busca constante de todo viveirista.

Não perca o Dia de Campo na TV desta sexta, às 9h, no Canal Rural.