Um estudo realizado pelo Insper Global Agro revelou que a ligação entre saúde humana e sanidade animal deve ganhar maior destaque nos próximos anos. O documento revelou ainda que 70% das doenças epidemiológicas em humanos são geradas por zoonoses.
“Existe uma grande ligação entre humanos e animais domésticos e silvestres. O que o estudo faz é ligar zoonoses com sanidade e segurança do alimento”, explica o coordenador da entidade, Marcos Jank. Segundo ele, um exemplo, foi o avanço da Covid-19, que paralisou a economia global.
Ele comenta ainda a decisão da China de suspender a importação de carne de frigoríficos de nove países, incluindo o Brasil. Recentemente, o país fez exportadores de produtos agrícolas assinarem um documento garantindo que as cargas enviadas não estavam contaminadas com o novo coronavírus.
“No caso da Covid-19, vale ressaltar que não de transmite a doença por alimentação e sim de pessoas contaminadas. Isso [suspensão da importação] assusta porque não há evidência de que a transmissão possa se dar através do consumo de lácteos, carnes e produtos de origem animal”, afirma.