Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Eventos debate clima e agronegócio em uma das regiões mais castigadas pela estiagem no RS

Acompanhe a transmissão direto de Erechim nesta quinta, dia 29, a partir das 14h, e participe enviando perguntasA estiagem no Rio Grande do Sul provoca grandes prejuízos aos produtores rurais e aos municípios do Estado. Nos últimos 10 anos, houve um comprometimento do potencial produtivo das lavouras gaúchas de 70%. Dos quase 430 mil estabelecimentos agrícolas existentes no Estado, apenas 26,8 mil utilizam algum tipo de irrigação, o que representa apenas 6,2% do total, segundo dados a Secretaria de Agricultura.

>> AO VIVO: acompanhe a transmissão do evento pelo Canal Rural

Questões que compõem esse cenário serão debatidas nesta quinta, dia 29, direto do Polo Cultural da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, durante o Rural Eventos “Clima e Agronegócio”, uma realização do Canal Rural em parceria com a RBSTV Erechim, emissoras do Grupo RBS. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

O debate, comandado pelo jornalista Irineu Guarnier Filho, deve trazer aos produtores rurais alternativas sustentáveis de como enfrentar com segurança os constantes e longos períodos de seca, comuns na região.

Os participantes

:: O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Claudio Fioreze, responsável pelo programa estadual de Expansão Agrícola da Agropecuária Irrigada “Mais Água, Mais Renda”. O programa conta com mais de 400 projetos de irrigação em andamento;

:: O Chefe da Divisão Técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, um dos fundadores do Clube da Irrigação. Ele aborda a iniciativa da Comissão de Irrigantes da Farsul, que conta com a parceria de empresas de equipamentos de irrigação, agricultura de precisão e biotecnologia;

:: O meteorologista e geógrafo Maurici Amantino Monteiro, coordenador do setor de meteorologia da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina (Fundagro-SC). Ele traz os resultados do monitoramento climático que vem sendo realizado nos reservatórios de Itá e Machadinho, no Rio Grande do Sul;

:: O meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, Mestre em Agrometeorologia pela UFRGS, que analisa o comportamento do clima durante este ano no norte do Estado, as perspectivas sobre a atuação do El Niño no sul do Brasil, e também a previsão para todo o Rio Grande do Sul para os próximos meses;

:: O gerente de planejamento do BRDE, o agrônomo Miguel Oliveira, que há mais de trinta anos acompanha o interesse dos pequenos e médios produtores por projetos de irrigação no Sul do país, apresenta as linhas de crédito para financiamento de equipamentos.

Além dos convidados já citados, o evento conta com a participação de produtores rurais da região do Alto Uruguai, que já utilizam tecnologias de irrigação, e vão compartilhar exemplos bem sucedidos de diferentes sistemas, como aspersão e gotejamento.

Você pode participar do Rural Eventos enviando perguntas e comentários pelo telefone 0800 541 5858. A ligação é gratuita. Participe também enviando suas dúvidas pelo formulário.

Sair da versão mobile