Segundo o Técnico da Emater, Mário Padilha, o solo precisa ser bem drenado e outra questão importante é a escolha da muda.
? A escolha da muda sempre deve ser feita com cuidado, adquirida de um viveirista idôneo, de preferência em viveiros telados, com cobertura, para evitar problemas de transmissão de pragas e doenças ? afirma.
O limão Tahiti também pode ser plantado através de enxertia, porém demanda muito mais cuidado, dedicação e tempo. Por isso o mais recomendado é a aquisição de mudas prontas. Os valores das mudas variam entre R$ 3,50 e R$ 5. Cada hectare comporta até 500 árvores. A temperatura ideal é entre 23ºC e 32ºC. É recomendado que o plantio seja realizado no período das chuvas.
De acordo com Padilha, junto com o limão podem ser implantadas diversas culturas, mas desde que seja de porte baixo.
? Na pequena propriedade é muito comum para trazer uma melhor rentabilidade.
Entre as culturas intercalares que se adaptam com os limoeiros estão, além da abóbora, as leguminosas, o amendoim, a batata doce, a mandioca e o milho. O importante é garantir que seja uma cultura de ciclo curto.
Para o produtor rural Paulo Mützenberg, que cultiva limão há 19 anos, a poda é muito importante. Ele afirma que para quem produz a cultura no fim de setembro e início de novembro, o mercado é garantido.
Assista à reportagem na íntegra:
Saiba quais são as pragas que podem ser encontradas nos pomares de limão:
Ácaro-da-Ferrugem
Dano Causado: Se aloja nas folhas, ramos e frutos. Deixando cor prateada na casca, além de aspecto áspero. Nos frutos causa redução de peso, tamanho e porcentagem de suco.
Controle: Usar produtos que tenham como base dicofol, quinometionato ou enxofre molhável.
Orthezia (conhecida por cochonilha de placas)
Dano Causado: O inseto injeta toxina nas folhas e frutos ao sugar a seiva. Sua excreção estimula aparecimento da “fumagina”.
Controle: Pode ser feito com aplicação de inseticidas granulados aplicados no solo.
Escama-Farinha (também chamada de cochonilha com carapaça)
Dano Causado: Atua no tronco e ramos. Sugam a seiva causando rachadura na casca e desse modo facilitando a penetração de doenças.
Controle: Aplicar no tronco e ramos a mistura de 1 quilo de enxofre, 2 quilo de cal, 0,5 quilo de sal de cozinha, 15 gramas de diazinom ou 35 gramas de malatiom em 15 litros de água.
Cochonilha cabeça de Prego
Dano Causado: Fixa-se no interior das folhas e frutos. Suga seiva depreciando os frutos.
Controle: Aspergir produtos à base de óleo mineral com inseticidas fosforados.