Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias: Produtores rurais do RS transformam Natal em tempo de oportunidade

Artesanato feito de lã é uma alternativa para obter renda extra no município de TaquaraNo município de Taquara, no Rio Grande do Sul, produtores rurais que trabalham com artesanato se uniram e montaram um atelier. Ministram cursos de tear, fazem bonecos, feltragem e ainda comercializam produtos prontos, como: presépios, guirlandas e bolinhas de natal.

– Tivemos muitos alunos. As salas de aula estavam lotadas todos os dias – afirma a artesã e produtora rural Larissa Clen.

A matéria-prima para a produção do artesanato também é produzida no município. O casal Ellen e Fábio Ely já produziu leite, criou cabras e plantou hortaliças, mas há cinco anos decidiram focar os negócios da propriedade na criação de ovelhas de lã. São 20 animais, tosquiados uma vez por ano. O próprio casal se beneficia do produto. Lavam, cardam e transformam a lã em fio de cor natural ou tingido. O produto é vendido em novelos ou em pequenos pedaços chamados de feltros, para serem utilizados nas decorações natalinas. O sucesso de vendas é tão grande que a lã das ovelhas não é o suficiente para atender toda a demanda.
 
– A gente produz cerca de 200 kg de fio ao ano. Nos  beneficiamos não só da lã da nossa propriedade, mas também do material produzido por trabalhadores vizinhos. A partir de setembro o fluxo é maior na produção de bonecos, barbas de Papai Noel e atividades voltadas para a feltragem – diz Ellen Ely, empresária e produtora rural.

Além da venda no atelier, a Ellen e o Fábio comercializam a maior parte da produção através da internet. Foi na loja virtual que conseguiram expandir o negócio para além da região em que moram.
 
– Hoje a gente chega praticamente ao Brasil inteiro e também ao mundo, porque a internet tem essa facilidade. O maior mercado é São Paulo, esse é o público que mais adquire o produto, vendemos ainda no interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina – afirma Fábio Ely, produtor rural e empresário.
 

Sair da versão mobile