Um estudo do Itaú Unibanco revelou que dos 14 setores da economia no Brasil, apenas quatro conseguiram driblar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus: o agronegócio, o setor de alimentos, construção civil e o mercado de tecnologia foram os segmentos que mais se destacaram.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o levantamento reforça a importância do produtor rural para economia brasileira. “Nós temos que agradecer aos produtores, que superam inúmeros obstáculos para garantir alimentos para a população mundial. É ele quem está levando o Brasil para frente. Não há outra saída para o crescimento do país se não for pela agropecuária”, diz Miguel Daoud.
Sobre os obstáculos enfrentados pelo setor produtivo, o comentarista criticou a ação movida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que questiona a constitucionalidade dos descontos concedidos a agroquímicos previstos dentro do Convênio 100. “É preciso ter coerência. Não é possível produzir uma grande quantidade de alimentos sem o uso dessas tecnologias. O produtor não está cometendo nenhum crime. Além disso, não existem estudos concretos que apontem que pessoas morrem pelo uso de agroquímicos. É preciso deixar deixe a hipocrisia de lado e levar o Brasil onde ele merece estar” completa o comentarista do Canal Rural.