Diversos

Agro se beneficiou das adversidades econômicas em 2020, diz Daoud

O setor produtivo superou a alta dos custos e conseguiu atender a demanda crescente por alimentos, destaca o comentarista

Na última edição do Rural Notícias de 2020, o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud fez uma retrospectiva dos principais fatos econômicos deste ano. Para ele, apesar de todas as adversidades enfrentadas no campo da economia, como alta do dólar e elevação de custos, o setor produtivo teve resultados positivos.

“Um dos fatos mais relevantes para o agro em 2020 foi a alta no custo de produção, que acabou sendo compensada pela elevação dos preços das commodities internacionais, não apenas as agrícolas, mas também o ouro e o petróleo”.

A pandemia que trouxe reflexos negativos para a economia mundial, foi favorável para o setor produtivo, segundo o comentarista. “A China se recuperou rapidamente dos efeitos da Covid-19. Além disso, modificou sua economia e investiu em tecnologia e com o plano de trazer cada vez mais pessoas para a classe média,  aumentou a demanda por alimentos. Isso resultou em exportação recorde de produtos brasileiros como suínos, bovinos, aves e soja. Esse é um cenário que vai continuar para o ano que vem”, projeta Daoud.