No final da noite desta segunda-feira, 1º, o presidente Jair Bolsonaro foi até as suas redes sociais para parabenizar os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Os parlamentares receberam o apoio do governo e a expectativa é de que com esses resultados, pautas importantes para o Planalto passem a ser votadas nos próximos meses.
Segundo o comentarista Benedito Rosa, a votação acabou beneficiando também o setor agropecuário justamente pelo destravamento das votações. “Durante dois anos vimos um Congresso com travamento de agenda e uma aliança de blocos e partidos, principalmente da esquerda, votando contra temas importantes como a regularização fundiária e pagamento por serviços ambientais. Agora, com a própria ministra e membros do agro se empenhando nessas eleições, os candidatos vitoriosos devem, nos próximos meses, mudar esse panorama”, disse.
Para Benedito, o que resta para o agro é a normalização do país. “Até hoje a lei orçamentária de 2021 não foi votada, assim como as reformas precisam avançar sem a necessidade de tanto conchavo, como estava acontecendo. Com isso, o mercado pode se comportar melhor sob o ponto de vista de investimentos e isso é bom para a agricultura”, continuou.