Agronegócio

Alexandre Garcia: ‘Este é o melhor Plano Safra da história, a despeito das dificuldades’

Comentarista elogiou as prioridades deste Plano Safra: aportes para agricultura familiar, para a recuperação e proteção do meio ambiente, recursos para armazenagem e turismo rural

O comentarista Alexandre Garcia classificou o Plano Safra 2021/2022, lançado em Brasília nesta terça-feira, 22, como “o melhor da história, a despeito das dificuldades”. Entre as questões enfrentadas pelo governo, ele elenca a sucessão de dois anos com problemas do Tesouro Nacional e a necessidade de prorrogação do auxílio emergencial. Ainda assim, observa, os ministérios da Economia e da Agricultura e o Banco Central conseguiram encontrar soluções para as demandas do agro.

“Não foi tudo o que a ministra Tereza Cristina imaginava, mas, de R$ 15 bilhões [esperados para equalização de juros], chegou-se a R$ 13 bilhões. Um número satisfatório num ano como este”, afirma Garcia.

O jornalista ainda elogiou o que considera como tendo sido as prioridades deste Plano Safra: aportes para agricultura familiar, para a recuperação e proteção do meio ambiente, recursos para armazenagem e turismo rural.

“Enfim, houve uma resposta do Estado brasileiro ao que o agro tem feito para a economia do país num ano difícil, sendo a locomotiva da economia, o setor que não parou, que não teve lockdown, trabalhou 24 horas por dia, que garantiu contas externas superavitários e que deu a garantia alimentar ao país”, disse Alexandre Garcia.