No próximo dia 3 de novembro os Estados Unidos conhecerão quem governará o país pelos próximos quatro anos. Pesquisas recentes mostram uma vantagem para o candidato do partido Democrata Joe Biden, contra o atual presidente Donald Trump. O comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, acredita que a vitória do candidato Republicano teria um impacto positivo para a economia e o agro.
“O agro torce para o Trump e os mercados americanos e internacionais também, pois historicamente são os Republicamos que ativam mais a economia. Os Democratas parecem segurar um pouco mais a economia, assim como foi observado quando o próprio Biden foi vice-presidente de Barack Obama”, destaca.
Mesmo com a vantagem de Biden, Alexandre Garcia lembra que nem sempre as pesquisas são precisas, quando se fala na eleição norte-americana. “Em 1948, instituto Gallup indicava a vitória Thomas Dewey, contra Harry Truman, inclusive os jornais da época davam como certa a eleição de Dewey”.
Ainda de acordo com o comentarista, os mercados estão se preparando para um governo democrata, que não venha prejudicar o cenário econômico. “O próprio congresso americano está discutindo medidas de auxílio e retomada da economia. É importante que o mercado encontre normalidade após a eleição para que o agro continue crescendo, afinal o produto do agro, que é a comida, ninguém pode dispensar”.