O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quinta-feira com alguns ministros no Palácio do Planalto, inclusive com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para que todos saiam em defesa do governo para produção das vacinas. De acordo com fontes do governo, o ministro de relações exteriores, Ernesto Araújo, não deve conduzir qualquer tratativa com a China sobre o assunto. Quem analisa este assunto é o comentarista Alexandre Garcia.
“Boas notícias sobre a vacina. A Índia finalmente vai entregar 2 milhões de doses da Oxford AstraZeneca que são fabricadas lá e serão enviadas para a Fiocruz. Durante toda a tarde a Anvisa e a União química, que têm contrato com a vacina Sputnik, tiveram reuniões bem produtivas. Enquanto o governo está trabalhando bastante com a China para que sejam entregues mais doses, principalmente o insumo básico para que o Butantan possa fabricar a vacina aqui no Brasil”, disse.
Segundo Garcia, as notícias sobre a vacina são uma dose de tranquilidade, mas é preciso ficar atento a casos como o do Amazonas. “Por lá, parece que até dose de vacina está sendo dada em quem não deveria. Em muitas prefeituras, têm pessoas se aproveitando para furar fila, funcionários e políticos de cargos comissionados. Uma pena”, finalizou.