Ao analisar a alta nas cotações do dólar, o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud avalia que o que muda para o mercado financeiro é a expectativa dos agentes econômicos, podendo trazer para o presente uma conjuntura positiva ou negativa. “O mercado traz no presente o que ele enxerga no futuro. A economia real não muda em 24h ou 48h”.
- Daoud: Variante Delta e aumento da oferta de petróleo devem impactar dólar
- Preocupação com variante da Covid chega ao mercado de soja e Chicago fecha em queda
Para Daoud, a variante Delta trouxe para os agentes financeiros a possibilidade de uma recessão na economia, aliada ao aumento da oferta de petróleo feita pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), medida que visa diminuir o preço para evitar um crescimento mundial. No entanto, a pandemia não vai trazer grandes problemas para o mercado, visto que se tem vacinas que podem ser modificadas para novas variantes
O comentarista explica que, no Brasil, o processo inflacionário é bastante preocupante, onde a inflação se dá por um choque de oferta, ou seja, não pela demanda, fazendo com que o Banco Central eleve a taxa de juros. Contudo, o governo tem um cenário positivo com o imposto inflacionário. “Nós estamos vendo que a arrecadação do governo cresce em decorrência da inflação, principalmente em cima do ICMS, que corresponde a esse aumento de preço”, afirma.
Previsão para a semana
Para Miguel Daoud, a semana no Brasil pode ser com uma economia em estabilização, diferente do movimento desta segunda. No entanto, ele critica as discussões que estão em pauta no Congresso, como o semipresidencialismo. “Eu acho que o nível das nossas discussões está muito baixo, e esse nível acaba perturbando muito a economia. Nós deveríamos elevar mais o nível, deveríamos ter mais coerência com aquilo que temos que fazer.” complementa.