A redução da área plantada de milho verão no país pode chegar a 6,6% em relação à primeira safra do grão 2014/2015, o que representa 5,6 milhões hectares a menos. A estimativa é da informa Economics FNP, em levantamento realizado nos últimos 30 dias. O analista Aedson Pereira acredita que o produtor deve investir menos na safra de verão do cereal, principalmente nos estados do Sul do país.
– O Rio Grande do Sul, em uma pesquisa elaborada e até uma confirmação das instituições ligadas ao governo, a gente observa aí uma queda de, no mínimo, 10% na área de milho verão. Mas daí o produtor aposta na produtividade, ele pode se dar ao luxo de reduzir um pouco mais a área plantada de milho e tentar ganhar em produtividade, que é o que tem sido o carro chefe para o milho, melhorar as margens com base na produtividade – disse.
Para a soja, as projeções indicam um aumento de 4,1% de área plantada no ciclo 2015/2016 em relação à safra anterior. Crescimento considerado tímido em relação aos últimos anos.
– Seria um crescimento de 1,1 milhão hectares acima dos 31,9 milhões plantados esse ano. É um crescimento modesto. Nos últimos anos, o Brasil cresceu na casa de 2 milhões, 2,5 milhões de hectares. Foram mais expressivos, uma média de 6%,7% ao ano – afirmou.
Apesar das expectativas de crescimento da área de soja plantada, analistas insistem que o investimento em tecnologia deve ser menor na safra 2015/2016. A dificuldade de acesso ao crédito rural seria o principal motivo da cautela por parte do produtor.
– Acho que 4% de expansão de área na conjuntura atual é um pouco demais. Ainda que a gente imagine que essa safra 2015/2016, que vai ser plantada agora para começar a ser colhida no começo de 2016, vá ser plantada com menor tecnologia por conta da dificuldade de recursos, a gente está falando em uma expansão de área que já era ocupada por milho de primeira safra. Então talvez isso seja um adicional positivo para área, mas nessa temporada eu estou apostando mais em manutenção, de uma elevada produtividade e menos em expansão de área – disse a consultora Tendências Consultoria, Amaryllis Romano.