Uma nova espécie de cigarrinha coloca em alerta os produtores de arroz em São Paulo. A praga já havia aparecido no ano passado em algumas lavouras do Vale do Paraíba, região que é considerada a maior produtora do cereal no estado.
- Mesmo com isenção para importação, preço do arroz está 134% maior
- Conheça o Lebrão, “coelho gigante” que tem destruído plantações
“A incidência dessa praga mostra que temos um novo tipo de cigarrinha nas lavouras, não é a mesma observada nas duas últimas safras. Essa nova espécie pode transmitir um tipo de virose, que ainda não foi registrada no país”, comenta José Alexandre Barrigossi, entomologista da Embrapa Arroz e Feijão.
Nas plantas, o principal malefício da praga está nas fezes. “Devido ao seu tipo de alimentação, essa cigarrinha libera uma quantidade enorme de açúcar nas fezes. Esse açúcar provoca incidência de fungos nas plantas deixando-as com um aspecto preto”, destaca Barrigossi.
Nesse momento, os produtores estão em alerta, pois as lavouras estão em fase de preparação para a próxima temporada. A destruição de rastros culturais ainda é a melhor alternativa para evitar o surgimento das cigarrinhas.