Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumentam casos de mormo em Mato Grosso

Foram identificados casos em 11 propriedades e a expectativa é de que a quantidade aumenteO número de casos de mormo em Mato Grosso não para de crescer. No último ano, 36 animais foram sacrificados e a expectativa é que esse número aumente nos próximos dias.

Fonte: Canal Rural

Um levantamento divulgado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) aponta que 11 propriedades já confirmaram casos da doença e outras cinco estão sob investigação. O primeiro caso do estado apareceu em maio de 2014. O número de cavalos no estado chega a 344 mil animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

• Veja também: Veterinário explica como conter disseminação de mormo

O fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura Guilherme Reis diz que o mormo já existia no estado, e que só não foi identificado antes, pela falta de exigência do diagnóstico para o trânsito interestadual na realização de eventos. Segundo ele, o governo já está tomando providências para conter a doença.

– O Ministério da Agricultura ele já está realizando esse tipo de pesquisa, em um ambiente próprio que fica em Cananéia que é uma estação quarentenária do Ministério, onde alguns animais já estão sendo estudados – afirma.

• Veja também: Aumentam casos de mormo no Brasil

O Indea informa que os produtores estão com dificuldade para identificar os sintomas nos animais. Por isso, um novo modelo de instrução normativa sobre a doença vem sendo elaborado. Ele vai ser divulgado nos próximos dias. A ideia é trazer mais conhecimento de como lidar com a doença.

Sair da versão mobile