A produção de soja na Bahia deve chegar a 6,834 milhões de toneladas, segundo um levantamento feito pela Associação de Agricultores e Irrigantes do estado (Aiba). Com isso, os baianos são campeões de produtividade, atingindo média de 67 sacas por hectare.
A expectativa para o milho não é diferente. O total colhido deve superar os números do ano anterior, apresentando média de 180 sacas por hectare e volume final de 1.800 milhão de toneladas.
O assessor de agronegócios da Aiba, Luiz Stahle, afirma que o estado tem investido bastante em irrigação. “A gente tem uma projeção de ampliação da área irrigada, estamos esperando disponibilidade de energia elétrica e, com isso, quem sabe conseguimos dobrar a área de irrigação”, afirma.
Um dos polos de irrigação do país, a região da Bahia tem focado em melhorar a estrutura de energia elétrica, estradas, armazenamentos e ferrovias.
Com rios abundantes, o assessor da entidade diz que existe um projeto em andamento para a melhoria das áreas irrigadas. “Estamos estudando o aquífero de urucuia há 4 anos com a Universidade de Viçosa (UFV) para mensurar a sua capacidade”, completa.