Em Brasília, a construção do próximo plano safra já está em andamento. O secretário de Política Agrícola, César Halum, anunciou que o Ministério da Agricultura trabalha para ter um Plano Agrícola e Pecuário mais audacioso. Um dos caminhos para isso seria a inclusão de crédito privado entre recursos disponíveis.
O comentarista do Canal Rural Benedito Rosa acredita que não haverá mudanças muito ousadas no Plano Safra 2021. “Estamos numa conjuntura fiscal que não entusiasma nenhum programa de investimento mais audacioso. O ajuste das contas públicas é um desafio enorme, portanto, não se vê uma aliança orçamentária 2021 com disponibilidade de ampliação”, projeta.
“Não tem como ser otimista com o financiamento hoje existente. Menos de seis meses depois do atual plano safra, os recursos já estavam esgotados. O governo não deve anunciar medidas que não esteja em condições de implementar, então acredito que o secretário esteja pensando em modificações no formato e não necessariamente nos valores”, finaliza Benedito Rosa