Tempo

Boa notícia: chuvas estão se regularizando pelo Brasil

Chegando na segunda quinzena de outubro, as chuvas tendem a cair com maior regularidade em vários pontos do país; confira a previsão

Muita chuva prevista para a região Sudeste com alerta para granizo na Zona da Mata de Minas Gerais e Triângulo mineiro nesta sexta-feira, 16. Não se descarta o risco para fortes temporais no norte de São Paulo e todo estado de Minas Gerais, onde a chuva vem acompanhada por trovoadas. Nas demais áreas de São Paulo, a chuva ocorre de maneira mais rápida e passageira. 

A chuva ocorre também em boa parte do Centro-Oeste. Desta vez, os volumes serão menores se comparados aos dias anteriores, mas não se descarta o risco para temporais nos três estados e Distrito Federal com potencial para granizo no sudeste de Goiás.

A semana termina com chuva perdendo intensidade na região Sul. As pancadas diminuem de forma expressiva entre o Paraná e Santa Catarina. No Norte do Brasil, a chuva perde intensidade, mas ainda não se descarta a chance para pancadas isoladas de chuva entre o Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e centro-oeste do Pará, devido à combinação entre calor e umidade. No Nordeste, os ventos úmidos que transportam umidade do oceano mantém a condição para chuva rápida e fraca entre o litoral da Paraíba e Alagoas, e também no litoral sul da Bahia. Nas demais áreas, tempo seco e bastante quente.

No sábado, 17, destaque para rápida elevação nas temperaturas na região Sul do Brasil, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O transporte de ar quente e úmido que vem da região Amazônica associado a um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai mantém a condição para pancadas de chuva e temporais isolados em uma faixa entre o centro-oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e extremo sudoeste do Paraná. 

No Sudeste, a chuva perde intensidade no estado de São Paulo, mas ainda não se descarta o risco para pancadas isoladas de chuva no nordeste do estado. Nas demais áreas, tempo firme. Em Minas Gerais, a chuva também perde força no sul de Minas e Zona da Mata, mas ainda persiste nas demais áreas, com potencial para temporais em uma faixa desde o triângulo mineiro até o centro do estado. 

No Centro-Oeste, o tempo firme volta a predominar no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás. No entanto, nas demais áreas, um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai mantém a condição para pancadas de chuva, que ocorrem de forma isolada mas com potencial para temporais. No Norte, sem grandes mudanças na área de chuva, porém, os acumulados devem aumentar entre o Acre e sudoeste do Amazonas. No Nordeste, previsão para chuva rápida e passageira entre o litoral da Paraíba e Alagoas, e ainda entre o Recôncavo Baiano e litoral sul do estado. Nas demais áreas, tempo seco e quente.

O domingo, 18,  tem condição para chuva em boa parte do Sul do país, mas com baixos acumulados. Já no Sudeste, a chuva volta a ganhar intensidade nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e persiste também no Espírito Santo. Destaque para o norte e nordeste de São Paulo e também para o triângulo mineiro, onde os volumes de chuva tendem a ser mais elevados. No Centro-Oeste, a chuva prossegue na forma de temporais em pontos isolados do Goiás, parte do Mato Grosso e em especial em Goiás, que receberá os maiores acumulados de chuva nesse período. Domingo ainda com chuva entre Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima, com baixos acumulados, mas com condição para temporais.  Pancadas isoladas ainda são esperadas entre o norte do Maranhão.