O presidente da República, Jair Bolsonaro, se manifestou nesta terça-feira, 15, através de seu Twitter a respeito do congelamento das aposentadorias. A proposta foi cogitada pelo Ministério da Economia para financiar o projeto Renda Brasil, uma ampliação do projeto Bolsa Família. Bolsonaro prometeu adiar o projeto até 2022 e dar um “cartão vermelho” para quem pretende congelar as aposentadorias.
“Jamais vou tirar dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos (extremamente pobres), as pessoas que querem fazer isso não tem o mínimo de consideração e entendimento de como vivem os aposentados no Brasil. Nunca iremos reduzir auxílio para idosos e nem para pessoas com deficiência. Até 2022, no meu governo, está proibido usar o termo Renda Brasil, vamos continuar com o Bolsa Família”, disse o presidente.
Para o comentarista Miguel Daoud, a decisão foi acertada e mostra uma falta de sintonia da equipe econômica. “Acho que é uma atitude positiva para todo o país e mostra que a estratégia que a equipe econômica vinha adotando estava desgastando muito o governo. Geravam factoides, no famoso ‘se pegar pegou’, o que não é bom”, avaliou Daoud.