O Brasil vai ter um papel-chave nas negociações climáticas do governo Joe Biden, disse a Casa Branca nesta quinta-feira, 28. Durante a campanha presidencial de 2020, Biden afirmou que a floresta amazônica está sendo derrubada e propôs que países ofereçam US$ 20 bilhões ao Brasil para que o desmatamento seja interrompido ou haveria consequências econômicas.
Sobre possíveis desentendimentos entre Brasil e Estados Unidos, o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Celso Grisi, diz que o Brasil pode melhorar sua imagem desgastadas com o exterior. “O presidente Jair Bolsonaro tem uma reputação ruim por conta das suas posições sobre as questões ambientais. Agora temos a oportunidade de reconciliação, não só com Estados Unidos e debater temas emergentes para apresentar os nossos resultados”.
Para o professor, no entanto, a reputação que o país tem no exterior não pode ser comparada com a realidade. “Há uma grande discrepância. A forma como os Estados Unidos e a Europa veem o Brasil é que toda a soja, milho e carne é produzida na Amazônia, o que não é verdade. É preciso aproveitar a oportunidade e levar numericamente a realidade da produção agrícola brasileira”, completa.