Uma pesquisa assinada pela Kantar, empresa do Reino Unido, apontou que cerca de um terço das pessoas entrevistadas em 24 países da Europa, América Latina e Ásia, estão atentas às questões que envolvem o meio ambiente e o consumo consciente. O levantamento ouviu 65 mil pessoas e indicou também que consumidores da Europa Ocidental são os mais preocupados em reduzir impactos ambientais. Na América Latina, o Chile é o que tem mais consumidores ecologicamente engajados. Por lá, 37% dos entrevistados estão tentando fazer mudanças práticas para um consumo mais sustentável. Na Europa, os países com consumidores mais conscientes são a Áustria e a Alemanha, segundo a pesquisa.
O Brasil é citado por diferentes especialistas em agronegócio como celeiro do mundo na produção de alimentos. Para o comentarista Miguel Daoud tudo que o Brasil exporta passa por um processo complexo, com critérios rígidos, não existindo vendas sem análises detalhadas. Segundo ele, no entanto, o Brasil passa uma imagem errada sobre a forma de produção, por falta de marketing, que poderia esclarecer as práticas ambientais adotadas, como é feito em outros países.