Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Brasil será autossuficiente em cacau até 2025, diz Tereza Cristina

Ministra da Agricultura garantiu investimento na cadeia produtiva para fortalecer o desenvolvimento genético e controle da doença

O Ministério da Agricultura lançou nesta quarta, 5,  a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi-Cacau), em Ilhéus, na Bahia. O objetivo é recuperar o mercado perdido nas últimas décadas por conta da vassoura de bruxa, uma vez que o Brasil  já foi o maior produtor de cacau do mundo, mas hoje ocupa a sétima colocação.

A parceria entre a Embrapa e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai trabalhar em pesquisas para o desenvolvimento da cultura que hoje reúne mais de 70 mil produtores no país. A ministra Tereza Cristina garantiu um investimento inicial de R$ 4,7 milhões para a entidade, que fortalecerá o desenvolvimento genético e controle de doenças e mais R$ 15 milhões em parcerias com a iniciativa privada nos próximos dois anos.

“O Brasil produz muito cacau, mas também consome muito cacau. Nossa produção de cacau hoje é insuficiente para atender a demanda do nosso mercado interno. Nossa meta é buscar a autossuficiência até 2025. Para atingir essa meta, vamos trabalhar com todos os elos da cadeia produtiva para aumentar a produção. Somente com a união de esforços de toda a cadeia produtiva e o uso intensivo de tecnologia conseguiremos ampliar nossas ações e otimizar o uso de recursos humanos disponíveis”, disse.

Sair da versão mobile