Canal Rural flagra irregularidades na Ceagesp

Durante quase 30 dias, uma equipe de reportagem flagrou os problemas do maior entreposto de hortifruti da América LatinaTodos os meses, 312 mil toneladas de alimentos que entram no maior entreposto de frutas e legumes da América Latina. Mas nossa reportagem não conseguiu descobrir onde vão parar quase 74 mil delas. É o que mostramos na série de reportagens Ceagesp – Uma Terra Sem Lei.

Fonte: Canal Rural

Estima-se que um quarto de todos os alimentos que entram na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) não são comercializados. Destes, 154 toneladas vão para o Banco de Alimentos e outras quatro mil para o aterro. O resto não aparece em nenhum dado oficial. É o que mostramos na primeira reportagem da série.

destino de parte destes alimentos é a mesa do consumidor, pela não informal dos ambulantes. Todos os dias milhares de pessoas vão até a Ceagesp para buscar o alimento do lixo. Alguns matando a fome, outros colocando de volta no mercado frutas, verduras e legumes que já haviam sido descartados. Uma confusão de ambulantes, que são proibidos de circularem no entreposto, lixo e insegurança toma conta da Ceagesp todos os dias.

A Ceagesp arrecada R$ 8,6 milhões por mês em taxas para garantir segurança, fiscalização, limpeza e outros benefícios. Mas o serviço prestado não parece ser suficiente para manter o entreposto da capital limpo e coibir irregularidades. O entreposto tem mais de três mil permissionários que pagam por energia elétrica, água e esgoto, limpeza, segurança, conserto e conservação, IPTU, fiscalização de portaria e ambulância. Mas os permissionários que ouvimos dizem que pagam por serviços que estão sendo realizados de maneira precária e reclamam da administração.

REPERSUSSÃO

Após as denúncias, o ministro da Agricultura, Neri Geller, afirmou que não sabia das irregularidades e responsabilizou a administração da Companhia. 

– Esse é um assunto que tem que ser conversado com a Ceagesp, tem uma diretoria que precisa responder por isso. Nós vamos averiguar.