Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

China anuncia isenção de tarifas para produtos exportados aos EUA

De acordo com o professor de economia da USP, relação mais branda entre os países demonstra avanço nas negociações comerciais

O ministério das Finanças da China informou nesta sexta-feira, 26, que vai estender as isenções tarifárias para 65 produtos importados dos Estados Unidos, incluindo equipamentos e peças de aeronaves. A extensão, que entra em vigor em 28 de fevereiro, vai durar até 16 de setembro de 2021, disse o ministério. Os produtos receberam isenções de tarifas em meio a retaliações da China a produtos americanos.

O professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Celso Grisi, vê o gesto como uma aproximação para o novo governo americano. “Sem dúvida esse é um gesto de distensão que a China faz em relação ao comércio exterior americano. A China realmente olha para os Estados Unidos com essa decisão beneficiando produtos de alto valor agregado”, diz.

E apesar de ser considerado nosso concorrente, os Estados Unidos não demonstram mais competição, garante o professor. “A China estende uma determinada norma, mas também é obrigada a estender para todos os membros da OMC, inclusive o Brasil. A restituição desse vínculo entre China e Estados Unidos será muito positivo porque demonstra um clima de negociações e avanço do comércio”, completa.

Sair da versão mobile