A China pode não cumprir os compromissos fechados na fase 1 do acordo comercial com os Estados Unidos. A declaração foi dada pelo secretário de agricultura norte-americano, Sonny Perdue, aos produtores. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a China tem comprado produtos agrícolas norte-americanos quase que diariamente nas últimas semanas.
- A China parou de comprar soja do mundo? Analista explica o que está acontecendo
- Daoud: China continua com falta de estoque de alimentos
“Eu vejo a fala do secretário muito mais como uma questão política do que comercial. O que nós vemos por parte da China não é uma ausência nas compras agrícolas americanas. Especialmente nos últimos meses tivemos grandes compras de soja americana e até mesmo o milho, que estava de fora desse acordo. Isso mostra que a China está tentando sim, honrar o acordo comercial” destaca Luiz Fernando Gutierrez, analista da Safras & Mercado.
O analista reforça seu comentário e acredita que já na próxima semana os chineses voltarão a importar produtos agrícolas americanos. “Diante da falta de soja no Brasil, a China precisa recorrer aos Estados Unidos. Isso apenas reforça que os chineses estão dispostos a cumprir o que foi acordado”.