Produtores da cidade de Quadra, interior de São Paulo, estão preocupados com o escoamento da produção agropecuária nos próximos meses. Um temporal no último fim de semana danificou oito pontes que ligam áreas rurais à cidade e a rodovias.
“A média do município no mês de janeiro é em torno de 300 mm, e essa chuva teve em torno de 100 mm, um terço do que deveria cair no mês todo”, diz Cláudio Tavares, secretário da Agricultura de Quadra.
A maior preocupação agora é com o escoamento do que é produzido na região, já que a agropecuária representa 95% da atividade econômica do município.
Um levantamento da prefeitura estima que a recuperação das vias de acesso que ligam a zona rural à cidade passe dos R$ 500 mil.
“Nosso prazo é curto para recuperar isso, porque as colheitas devem começar daqui a pouco. Vamos precisar de algum apoio do governo do estado”, afirma o secretário.
A preocupação em recuperar as vias tem tirado o sono do produtor de leite Francisco Vieira de Miranda, que teve a propriedade parcialmente alagada durante a chuva.
A coleta do produto, que é feita diariamente pelo laticínio, está mais lenta porque é preciso fazer um desvio de 20 quilômetros para o caminhão chegar ao local.
“O custo aumenta. É trator na frente arrastando o caminhão. Mesmo debaixo de chuva tem que sair. É o nosso pão de cada dia”, diz Miranda.