Chuva dos últimos dias traz prejuízo a produtores de morango de SP

Plantio está pelo menos 15 dias atrasado na região metropolitana da capital. Excesso de água ainda danificou pontes e alagou estradas

As chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo nos últimos trouxeram prejuízo a produtores de morango. Além de atrasar o plantio pelo menos 15 dias, os volumes elevados de precipitação também prejudicam o acesso às propriedades.

Na propriedade de Ademir Donizeti Spinassi, no município de Atibaia (SP), por exemplo, a produção de mudas da fruta deveria ter começado há 20 dias, mas tem sido impedida por causa da terra encharcada. Nos momentos em que o céu se abre, ele tentar tirar o atraso.

A chuva da última quinta-feira, dia 10, danificou pontes e alagou estradas em Atibaia. Isso atrapalhou o escoamento da produção e o deslocamento dos agricultores.

De acordo com o secretário de Agricultura do município, Jorge Matsuda, a água criou valetas na estrada e obrigou os produtores a gastar mais tempo nos trajetos.

Na mesma região, Mairiporã (SP) também sofreu com a tempestade. A estrada que liga o perímetro urbano à comunidade Bucólica está interrompida pela terra que desceu das encostas. Caseiro de uma propriedade no local, Jarbson Santos Rocha conta que, em cerca de cinco horas, choveu cerca de 170 mm, o equivalente ao esperado para o ano todo. “Estamos sem energia e sem telefone”, afirma.